Foto-Site-2

Secretaria de assistência social lança campanha abrace uma criança

O projeto de Apadrinhamento “Abrace uma criança”, é uma iniciativa entre a Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e as instituições não governamentais de acolhimento, voltada para quem deseja se tornar referência para crianças ou adolescentes em situação de acolhimento nos abrigos de Colatina.

Através do Programa, cada criança ou adolescente é apadrinhado por um voluntário, que oferece apoio, conselhos e promove interação social para estabelecer uma relação de afeto e confiança com o afilhado.

O programa incentiva a criar e manter, fora das instituições, vínculos duradouros de afeto e de convívio comunitário para as crianças e adolescentes que possuem poucas chances de serem adotados ou de retornarem à família de origem, seja por causa da idade, questões de saúde ou por fazer parte de um grupo grande de irmãos, por exemplo.

 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE APADRINHAMENTO?

Padrinho Afetivo: nesta modalidade, o padrinho ou madrinha visita regularmente a criança ou adolescente, busca para passar os finais de semana, feriado e férias escolares em sua companhia, proporcionando experiências construtivas para o seu desenvolvimento.

Padrinho Prestador de Serviços: modalidade de apadrinhamento para profissionais ou empresas que gostariam de disponibilizar seu trabalho gratuitamente para atender às necessidades das crianças e adolescentes nas instituições de acolhimento. Exemplo: médicos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, professores, cabeleireiros, etc. É necessário cadastro prévio e apresentar um plano de atividades.

Padrinho Provedor: consiste no suporte material ou financeiro à criança ou adolescente em situação de acolhimento, através de doação de materiais escolares, brinquedos, vestuário, ou com o patrocínio de cursos profissionalizantes, cursos de música, dança, idiomas, aulas de esportes, entre outros.

QUEM PODE APADRINHAR?

Para apadrinhar uma criança ou adolescente é necessário ser maior de idade; residir no município de Colatina; ter interesse e disponibilidade para ter convivência e criar vínculo com a criança ou adolescente por longo prazo ou para prestar serviço profissional; não estar na fila para adotar uma criança; apresentar a documentação exigida e ter disponibilidade de tempo para participar do processo de seleção e de preparação.

COMO PARTICIPAR?

É necessário buscar a instituição de interesse, através dos contatos telefônicos disponibilizados, escolher a modalidade de apadrinhamento e apresentar os documentos exigidos.

QUAIS SÃO AS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES?

  • Lar irmã Scheilla

EndereçoRod. Gether Lopes de Farias, 7 – bairro Carlos Germano Naumann. Tel: 3721-2870 ou 99762-1202

  • Centro de Atendimento Materno Infantil Mater Christi

Endereço: Rua Dom João Batista Mota e Albuquerque – 01 – Honório Fraga. Tel: 3721-2870 ou 99762-1202

  • Centro de Referência da Criança e do Adolescente – CERCRIA I / TEL: 3721-2007 ou 99752-7083
  • CERCRIA II / tel: 3177-7096

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)