fotosite-8

Sábado é o dia “D” contra a dengue

combate à dengue em Colatina ganhou mais um reforço. Neste sábado, dia 2 de março, será o Dia D de combate ao mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya. A Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria de Saúde, programou várias ações de conscientização e de combate aos locais que possam acumular água e virar criadouro do mosquito.

As equipes estarão na na Feira Livre no Centro e nos bairros Ayrton Senna e Carlos Germano Naumam, das 8h às 12h, com ações de conscientização e exposição de material educativo e visitas domiciliares com agentes de endemias.

Dados das equipes que atuam em campo, mostram que 90% dos focos do mosquito Aedes Aegypti são encontrados dentro das residências, nos ralos, pratinhos de vasos de plantas, bebedouros de animais e em reservatórios de água que ficam atrás das geladeiras.

Neste ano, Colatina já registrou mais de 1300 casos de dengue.

Orientações
De acordo com o Ministério da Saúde, febre, dor de cabeça, mal-estar e gripe são alguns sintomas comuns de várias doenças, entre elas, a dengue e a gripe. Para diferenciar as duas enfermidades é importante saber que embora elas sejam igualmente causadas por vírus, a transmissão das duas doenças ocorre de maneiras diferentes.

Normalmente a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Em caso de qualquer sintoma procure uma Unidade de Saúde ou o Pronto Atendimento.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.:  Internet  \\ Divulgação)