Design sem nome (3)

Prefeitura de Colatina traz unidade móvel de atendimento oftalmológico

Um mutirão para atendimento oftalmológico a colatinenses começou hoje, na Praça Sol Poente, numa Unidade Móvel de Saúde. A carreta é totalmente equipada com a infraestrutura necessária para a realização de consultas, avaliação de acuidade visual, prescrição de receita para o uso de óculos e outros tipos de procedimentos. O projeto itinerante já esteve em diversos municípios.

Até sábado o atendimento vai acontecer de 8 às 17 horas. Uma média de 400 pessoas, a partir dos 04 anos de idade, todas agendadas previamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) serão atendidas por dois médicos, em dois consultórios oftalmológicos equipados para a realização das consultas e dos exames e a entrega do receituário para a confecção dos óculos.

O coordenador do projeto, Juliano Inácio de Araújo, explicou que os consultórios contam com equipamentos essenciais para a realização de exames que determinam o grau necessário para a correção da visão e também para o processo de fundo de olho.

A coordenadora de Regulação em Saúde da Semus, Mariana Gomes Lankheet, informou que o município contratou o serviço do projeto, e que é a Secretaria quem dá todo o suporte para o atendimento aos pacientes, com a atuação de uma equipe composta por técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos e estagiários.

“A Secretaria está realizando todo o serviço de infraestrutura, desde a recepção aos pacientes para a preparação antes da consulta e a aplicação do colírio, na consulta com o médico especialista e a prescrição de receita, e depois nos encaminhamentos e procedimentos posteriores necessários, como a confecção dos óculos e até as cirurgias. Assim como o paciente, a origem dele chegar até aqui, e a finalização, é toda feita via unidade de saúde”.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)