Design sem nome

Minas Gerais: Pacientes da unidade de Nefrologia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte em Contagem ganham espaço de leitura

Projeto Lendo e Aprendendo oferece entretenimento e acesso à cultura a pacientes, durante as sessões de hemodiálise

Localizada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a segunda maior unidade de Nefrologia do grupo Hospital Evangélico acaba de ganhar o seu espaço de leitura, com 600 títulos para consulta e entretenimento dos 719 pacientes que fazem sessões de hemodiálise no local, extensivo a acompanhantes/familiares e colaboradores. O local também disponibiliza 5 Kindle e 5 mp3 para os interessados que têm baixa capacidade de visão.

A unidade localizada no bairro Fonte Grande, região Sede, é a única que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Contagem e cobre, também, a demanda de Ibirité e Sarzedo pelo tratamento.

O projeto Lendo e Aprendendo, que já está implantado na unidade de Venda Nova, foi viabilizado por meio de parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais (Secult), pela Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, com patrocínio da VMG Farmacêutica e apoio das Livrarias Amadeu, Dona Clara, Moinho do Livro, Savassi e, ainda, Colégio Santo Antônio, PUC Minas, Faminas, Colégio Batista e Serviço Caixa-Estante da Biblioteca Pública de Belo Horizonte.

“O projeto Lendo e Aprendendo tem mobilizado diversos apoiadores para proporcionar momentos de conforto e acolhimento para o nosso público em Contagem. Entendemos que a leitura é uma atividade valiosa que pode oferecer entretenimento, conhecimentos e distração durante a sessão de diálise, que é realizada três vezes por semana, por quatro horas”, destaca o presidente do HE, Euler Borja.

De acordo com o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Lucas Amorim, o projeto Caixa Estante, criado em 1960, expande o alcance da Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais, localizada na Praça da Liberdade. “Estamos em diversos locais do Estado onde crianças e adultos podem recorrer à leitura como passatempo ou fonte de informação”, destaca.

Responsável pelo mobiliário que tem design e revestimento especial, para atender as exigências do serviço de saúde, a VMG iniciou também uma campanha de doação de livros que envolveu os colaboradores. A gerente administrativa da VMG Farmacêutica, Karla Carolina Campos de Souza, destaca que para além da literatura para adulto, enfatizou a importância do projeto Lendo e Aprendendo pela proposta de melhorar a qualidade do tempo que os pacientes passam na sessão de diálise. “Nossa empresa abraçou o projeto e a causa”, afirma.

Atualmente, o HE é o maior fornecedor do SUS de Minas Gerais para serviços da especialidade de Nefrologia, com cerca de 3,5 mil pacientes atendidos nas unidades de Venda Nova, Contorno, Contagem e Betim. Além do tratamento conservador (medicamentoso), a cadeia de tratamento inclui hemodiálise, diálise peritoneal e tem um ambulatório de transplante renal que acompanha mais de 500 pacientes.

HE – Instituição fundada há 78 anos, inicialmente como ambulatório, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte engloba, além da Unidade Serra, mais 9 unidades de atendimento médico e de saúde em Belo Horizonte, Contagem e Betim. Em 2023, realizou mais de 1,300 milhão de procedimentos médicos pelo SUS, convênios e particulares, é referência em atendimentos de Nefrologia e para o SUS no Estado e é o maior prestador de serviço de Oftalmologia do SUS, no país. Atualmente, a rede tem mais de 2,6 mil colaboradores.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Imprensa AEBMG \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)