Design sem nome

Linhares: Várias ações vão contribuir para trânsito mais seguro em Linhares

A programação alusiva ao mês de conscientização do trânsito continuará durante todo o mês em parceria com a PRF e Eco 101

Um trânsito mais humano. Agentes de Trânsito e a Guarda Municipal têm papel fundamental na conscientização de condutores e pedestres para tornar as vias um espaço mais seguro e para prevenir acidentes.

Por isso, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública preparou uma série de ações para a campanha Maio Amarelo 2024, que visa alertar a população sobre os altos índices de acidentes e mortes no trânsito.

Com o tema “Paz no trânsito, começa por você”, as ações tiveram continuidade no início desta semana em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Eco 101, a concessionária que administra a rodovia BR 101. O público-alvo neste primeiro dia de campanha foram os ciclistas e motociclistas.

De acordo com o diretor municipal de Trânsito, Douglas Simplício, as ações enfatizam a relevância da segurança viária, da educação, informação e mobilização da população para um comportamento mais seguro e pacífico no trânsito.

“O nosso intuito é formar uma geração de condutores conscientes em relação às regras de trânsito, refletindo sobre a postura inadequada das pessoas. A conscientização é a peça fundamental para diminuir os acidentes de trânsito”, disse Douglas.

Durante a ação realizada na BR 101, próximo ao chamado trevo da Fiat, motociclistas e ciclistas foram abordados para entenderem os equipamentos necessários para a segurança de todos e ganharam um kit contendo luzes led de iluminação dianteira e traseira, antena corta pipa, lixo car, suco e biscoito.

Maio Amarelo

Ao todo, serão realizadas mais de 10 ações ao longo do mês, envolvendo atividades educativas. O objetivo é abordar diferentes aspectos relacionados à segurança no trânsito, desde o respeito às leis e sinalizações até a conscientização sobre os riscos do consumo de álcool ao volante e o uso do celular enquanto se dirige.

Segundo Douglas Simplício, as ações do Maio Amarelo são de extrema importância para sensibilizar os cidadãos sobre a responsabilidade de cada um no trânsito.

“Em um mundo onde milhões de pessoas são afetadas por acidentes de trânsito e violência no trânsito todos os anos, é crucial reconhecer que cada um de nós desempenha um papel significativo na prevenção dessas tragédias. Desde motoristas e pedestres até ciclistas e passageiros, todos compartilhamos a responsabilidade de agir de forma segura e respeitosa no trânsito”, destaca.

Além das blitzes educativas, que serão realizadas em pontos estratégicos da cidade, as equipes da secretaria municipal de Segurança Pública também promoverão palestras em empresas, visando alcançar diferentes públicos e disseminar informações sobre segurança viária de forma ampla.

“Nosso foco é promover uma mudança de comportamento, incentivando atitudes que contribuam para a redução de acidentes e, consequentemente, para um trânsito mais seguro para todos”, pontuou Coronel Jones da Silva Mattos, secretário municipal de Segurança Pública.

Confira a programação do Maio Amarelo em Linhares:

15 QUA –Blitz Educativa conjunta Detran/ES – Mercado Municipal/ 09 às 17h
16 QUI – Palestra empresa Brinox- 06h10min e às 15h
17 SEX –Panfletagem Educativa – Mercado Municipal / 09 às 17h
18 SÁB –Palestra empresa Wilson Distribuidora- 9h
21 TER – Panfletagem Educativa – Mercado Municipal/ 09 às 17h
23 QUI – Panfletagem Educativa – Mercado Municipal/ 09 às 17h
25 SÁB – Panfletagem Educativa – Mercado Municipal/ 09 às 17h
27 SEG –Panfletagem Educativa – Mercado Municipal/ 09 às 17h
29 QUA – Ação Corpo de Bombeiros (simulação de resgate a vítimas)/ 10h
31 SEX – Panfletagem Educativa – Mercado Municipal/ 09 às 17h

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Alexandre Araújo \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)