linhares

Linhares: Março Lilás: secretaria de Saúde promove mutirões de preventivo de câncer de colo de útero neste sábado (23)

O mês de março, também conhecido como Março Lilás, é o mês de prevenção ao câncer de colo do útero. Para detectar precocemente e tratar lesões que possam evoluir para a doença, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Saúde de Linhares, promove mutirões de preventivo de câncer de colo de útero neste sábado (23).

O serviço será oferecido das 7 às 16 horas, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Três Barras e Shell. Importante destacar que nas unidades e bairros escolhidos para a ação, o atendimento é feito, no dia a dia, por enfermeiros homens, o que gera uma certa dificuldade para coleta do exame preventivo.

A secretária de Saúde, Sonia Dalmolin, explica que o serviço é oferecido durante todo ano, em todas as unidades de saúde do município, e o objetivo dos mutirões é chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção e intensificar a coleta de exames.

“Ressaltamos que toda a Rede de Atenção à Saúde continua disponível para o rastreamento ao diagnóstico e tratamento do câncer. O objetivo do mutirão é intensificar a coleta do exame preventivo, a fim de detectar precocemente lesões que não causam sintomas e antecedem o aparecimento do câncer de colo de útero”, disse Sonia.

A secretária reforça ainda que “É muito importante que a população esteja atenta aos sinais de alerta, bem como aos exames de rastreamento e procure atendimento para o correto encaminhamento e tratamento da doença”.

As vagas para o mutirão deste sábado já foram preenchidas previamente por meio de mobilização feita pelas equipes de agentes comunitárias de saúde.

O exame
O exame de papanicolau é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo do útero. A partir da coleta e análise do material uterino é possível detectar anomalias nas células da região vaginal, além de outras doenças, como o HPV (papiloma vírus humano).

A doença
O câncer de colo do útero é o segundo que mais leva mulheres a óbito no país. É uma doença que, se detectada precocemente, tem 100% de chance de cura. Por isso a importância em realizar o exame de papanicolau pelo menos uma vez por ano.

Em caso de sinais e sintomas suspeitos, como protuberância ou nódulo anormal, dor contínua inclusive durante as relações sexuais, cansaço inexplicável, perda de apetite ou de peso não intencional, sangramento anormal, feridas que não cicatrizam e/ ou sintomas inespecíficos que não melhoram, a mulher deve se dirigir a uma unidade de saúde mais próxima de sua casa.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)