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Correios emitem alerta para novo golpe que envolve entregas de compras feitas pela internet; saiba mais

Correios alertam sobre golpe que usa mensagens falsas para cobrar taxas de entrega. Golpistas pedem dados pessoais, causando prejuízos financeiros às vítimas

“O golpe está aí – e os Correios estão aqui para ajudar nossos clientes a não caírem nele. Já recebeu algum e-mail dizendo que a sua encomenda não foi entregue, pedindo que você atualize seu endereço ou realize o pagamento de alguma taxa? Então, é golpe! Conhecida como phishing, esta é uma técnica utilizada por criminosos para obter informações confidenciais por meio de links maliciosos que direcionam os usuários para sites falsos, onde seus dados são roubados”, esse foi o alerta emitido recentemente pelos Correios sobre um novo golpe que tem preocupado consumidores em todo o Brasil.
O esquema, que se aproveita do aumento das compras feitas pela internet, consiste no envio de mensagens falsas, geralmente por SMS, e-mails ou aplicativos de mensagens, que informam que há pendências em relação a uma suposta entrega. As mensagens induzem as vítimas a clicar em links, onde são solicitadas informações pessoais ou dados financeiros, exigindo pagamento de taxas alfandegárias.
Este golpe é uma forma de estelionato, crime previsto no Código Penal brasileiro. Os golpistas têm se tornado cada vez mais sofisticados, utilizando-se da confiança que os consumidores depositam em serviços como os Correios para enganar as vítimas.
Como o golpe funciona
Mensagem recebida dos golpistas com informações falsas (Foto: reprodução / Acervopessoal / AlexiaGabriela)
O golpe começa com o envio de uma mensagem que afirma que há uma entrega pendente, e que para receber a encomenda, a vítima deve pagar uma taxa ou fornecer informações adicionais. Os links contidos nessas mensagens redirecionam para páginas falsas, que imitam o layout dos sites oficiais dos Correios ou de outras transportadoras conhecidas. Após fornecer os dados solicitados, como número de cartão de crédito ou informações bancárias, a vítima acaba entregando essas informações diretamente nas mãos dos criminosos.
O que fazer em caso de golpe
Recomenda-se que, caso alguém perceba que foi vítima desse golpe, a primeira ação deve ser entrar em contato com o banco onde tem conta o mais rápido possível para bloquear a conta ou o cartão imediatamente. Além disso, é fundamental registrar um boletim de ocorrência para que as autoridades tenham conhecimento do crime e possam investigar.
Os Correios reforçam que nunca enviam mensagens solicitando o pagamento de taxas ou envio de dados pessoais por links externos. A empresa orienta que os consumidores desconfiem de qualquer mensagem desse tipo e verifiquem diretamente no site oficial dos Correios ou através dos canais de atendimento da empresa se há algum problema com a entrega de suas encomendas.
O Órgão ainda deu dicas valiosas de como evitar e  aprender a identificar tentativas de golpes utilizando o nome dos Correios:
1.Confira o e-mail e o nome do remetente
Atenção aos nossos canais de comunicação: só enviamos e-mails do domínio @correios.com.br. Sempre verifique o endereço de e-mail do remetente para garantir que seja legítimo antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais.
2.Cautela com links
Não clique nos links no corpo do e-mail em nenhuma hipótese. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.
3.Desconfie de mensagens urgentes
Sites ou e-mails de phishing chegam com uma mensagem inesperada e surpreendente. Esteja atento e desconfie de mensagens que solicitam informações confidenciais, especialmente se ameaçarem consequências negativas se você não agir imediatamente.
4. Atualização constante
Mantenha aplicativos e softwares de rastreamento de vírus atualizados para se proteger contra novas ameaças. Esses programas fazem uma varredura periódica e eliminam os arquivos danosos ao computador.
5. Notifique junto ao seu provedor os e-mails suspeitos
Se você perceber qualquer atividade suspeita, reporte imediatamente o ocorrido ao seu provedor de e-mail, caso o filtro automático não tenha identificado a mensagem como spam. Para isso, é preciso clicar na mensagem e abrir o menu de opções e clicar na opção “denunciar spam” ou “denunciar phishing”.
Seguindo esses passos, você ajuda a coibir tentativas de golpes usando o nome dos Correios de forma indevida e, ao mesmo tempo, evita que mais pessoas caiam em golpes ou fraudes.

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Noroeste News)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)