Colatina conquista categoria A e está entre os 189 Municípios Prioritários dessa categoria, entre os 2.086 municípios listados
O município foi classificado na Faixa A, a mais alta do Indicador Municipal de Capacidade em Proteção e Defesa Civil (ICM), reconhecimento que comprova a capacidade de prevenção, resposta e recuperação diante de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos.
A avaliação coloca Colatina entre as cidades mais bem preparadas do Brasil na gestão de riscos e desastres. O resultado reflete o trabalho técnico, contínuo e integrado da Defesa Civil de Colatina, que vem investindo em planejamento, estrutura, capacitação de equipes e ações preventivas para reduzir impactos e salvar vidas.
Para o secretário da Defesa Civil, Capitão Scottá, o resultado é fruto de um trabalho coletivo e de planejamento.
“Essa classificação na Faixa A mostra que Colatina está no caminho certo. Não é um resultado pontual, mas o reflexo de um trabalho técnico, preventivo e integrado, sempre com o objetivo principal de proteger vidas e reduzir danos. A prevenção é o melhor investimento que uma cidade pode fazer”, destacou.
Sobre o ICM?
O ICM é uma ferramenta do Governo Federal, gerida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O indicador avalia, anualmente, o nível de preparo dos municípios brasileiros com base em 20 variáveis, que analisam desde planejamento urbano até ações práticas de prevenção e resposta a emergências. A classificação varia das faixas A a D, sendo a Faixa A o nível máximo de capacidade.
Entre os critérios avaliados estão a existência de planos diretores com diretrizes de defesa civil, planos de redução de riscos, a estrutura organizacional da Defesa Civil municipal, a coordenação entre diferentes setores do poder público, além de políticas, programas, ações contínuas, orçamento específico e sistemas de alerta à população.
Além de servir como diagnóstico da realidade municipal, o ICM tem papel estratégico no Plano Plurianual (PPA) 2024–2027, sendo o principal indicador utilizado pelo Governo Federal para monitorar a gestão de riscos e priorizar o apoio técnico e financeiro aos municípios.
(DA REDAÇÃO)
(INF.\FONTE: Prefeitura de Colatina \\ Prefeitura de Colatina)
(FT.\CRÉD.: Prefeitura de Colatina \\ Divulgação)