foto-site-1

Prefeitura lança campanha Maio Amarelo pela paz no trânsito

A prefeitura de Colatina, por meio da secretaria de Trânsito e Segurança Pública (SEMTRAN), promove no dia 08 de maio a abertura da campanha Maio Amarelo: “ Paz no trânsito começa por você”.

A campanha de 2024 convida a população para refletir e questionar suas próprias atitudes e comportamentos no trânsito, seja como pedestre, quando está pedalado, pilotando uma moto, dirigindo um carro particular ou um transporte coletivo.

O evento de abertura da campanha vai acontecer dia 08/05, na Área Verde, partir das 18 horas, com ações de conscientização e passeio ciclístico junto com os participantes do “Pedal da Quarta”, que acontece regularmente em Colatina. É aberto ao público, inclusive para participação das crianças.

 

Educação para o trânsito nas escolas

A Semtran também realizará ações educativas junto com as crianças, com atividades lúdicas e muitas brincadeiras voltadas para a responsabilidade compartilhada no trânsito desde a infância. Confira ao final do texto o cronograma com data de visita em cada escola.

Aumento de infrações

Em todo o estado do Espírito Santo, de acordo com o Detran, entre as infrações mais frequentes estão as graves e gravíssimas, como transitar em velocidade superior à permitida (55%), avançar sinal vermelho (5%) e não usar cinto de segurança (3%).

Um estudo realizado pelo especialista em Segurança Pública Fábio Marçal com base nos dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), revelou que, no ano de 2023, em 64% dos municípios capixabas o trânsito foi responsável por maior parte dos óbitos comparado aos homicídios. Colatina está entre eles com 63 mortes no transito, ceifando vidas precocemente.

Programação:

Abertura: 08de maio, quarta-feira, 18h30, na avenida Beira Rio.

Agenda de palestras nas escolas:

Dia 07/05: EMEIEF Cleres Martins Moreira (bairro São Vicente)

Dia 09/05: Empresa Vital Serviços

Dia 14/05: CEIM Padre José Bertollo (bairro Santa Terezinha)

Dia 16/05: PEM Carlos Roberto Menegatti (bairro São Silvano)

Dia 21/05: EMEF Oseas Rangel de Amorim (bairro Colatina Velha)

Dia 23/05: CEIM Nossa Senhora Aparecida (bairro Nossa Senhora Aparecida)

Dia 28: CRAS Colúmbia (bairro Colúmbia)

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)