colatina

Prefeitura lança campanha “Faça Bonito” de enfrentamento à exploração infantil

A 22ª Campanha Faça Bonito, de enfrentamento e mobilização contra o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil, está oficialmente lançada em Colatina. O evento, realizado na manhã desta  terça-feira (dia 19) na Câmara de Vereadores, contou com presença do prefeito Guerino Balestrassi, autoridades, educadores, assistentes sociais e técnicos que trabalham na rede de atendimento infanto-juvenil.

O palestrante e assistente social Dr.  Thauan José Pastrello, chamou atenção para os índices de violência registrados em todo todo estado e como as estatísticas permitem um diagnóstico e enfrentamento mais preciso. “Precisamos conhecer quais são as vísceras dessa terrível violação de direitos, que fica escondida historicamente. Vamos falar de como se enfrenta e como previne, tendo um diagnóstico e conhecendo a demanda”, declarou.

Já o prefeito Guerino Balestrassi, destacou que precisa “ter um olhar bastante atento a todas as pessoas, e para isso é importante ter os equipamentos bem estruturados, a nossa rede de serviços, os Conselhos Tutelares, os agentes que atuam nas comunidades. Temos em Colatina uma oferta de serviços e demanda hoje bem controlados para baixarmos esse índice de violência”, afirmou.

Mobilização

Em 2023, no município, foram registrados nove casos a mais em comparação ao ano anterior. O maior número é de meninas, na faixa etária de 07 a 12 anos. Por isso a importância de trabalhar de forma integrada as políticas de saúde, assistência social e educação.

A campanha de mobilização e  conscientização terá continuidade até o mês de maio, quando se celebra nacionalmente no dia 18 a data pelo enfrentamento e combate à violação de direitos das crianças e dos adolescentes. Serão realizadas ações nas escolas, nas ruas, em Unidades de Saúde e também nos CRAS e demais equipamentos de Assistência Social.

Concursos para as crianças

Aliado à campanha, também foram lançados os concursos de desenho, jogos e de cartazes, voltados para participação de crianças e adolescentes matriculadas na rede de ensino municipal ou atendidas pelos equipamentos de assistência social.  O regulamento será divulgado em breve.

 

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.:  Internet \\ Divulgação)