linha

Linhares: Prefeitura distribuirá mais de 39 mil mudas de frutíferas incluindo produção agroecológica e orgânica

A Secretaria de Agricultura de Linhares abrirá nesta segunda-feira (13/5) dois editais para distribuição de mais de 39 mil mudas de frutíferas. A distribuição faz parte do Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura e do Programa Municipal de Incentivo à Produção Agroecológica e Orgânica. As inscrições serão efetuadas na sede da secretaria, localizada à Av. Augusto Calmon, 1675, Centro, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas e também on-line.

Pelo Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura serão distribuídas 30.194 mudas, a serem distribuídas entre os polos existentes: Polo Alto São Rafael – tangerina (2650 mudas) e uva (6664); Polo Baixo São Rafael – Goiaba (2650 mudas); Polo BR101 Sul – laranja (2700 mudas) e limão (2650); Farias – abacate (750 mudas) e cajá manga (8130); Litoral – açaí (4000 mudas).

Neste edital, as inscrições e envio de documentação também podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/WyZzb5hhJKeAhWji8. Cada produtor receberá a quantidade de mudas de frutíferas para formação de no mínimo 0,5 hectare e no máximo 2 hectares de área plantada.

Via edital do Programa Municipal de Incentivo à Produção Agroecológica e Orgânica serão distribuídas 8.710 mudas, sendo: 200 unidades de abacate; 1500 de açaí; 50 de acerola; 200 de cajá manga; 10 de cupuaçu; 100 de goiaba; 250 de graviola; 50 de laranja Bahia; 50 de laranja Lima; 50 de laranja Pêra; 50 de laranja Valência; 100 de limão Taiti; 100 de tangerina Ponkan; e 6.000 de pupunha.

Para participação deste edital, o produtor deverá apresentar, além da documentação que normalmente é pedida, a declaração de Cadastro de Produtor Vinculado a OCS ou Certificação Orgânica ou Declaração de Transição Agroecológica, emitida pelo Incaper ou órgão credenciado no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para comprovar sobre o sistema de produção onde as mudas serão instaladas. As inscrições e o envio da documentação também poderão ser realizados pelo link https://forms.gle/wM61m5yiJe1AaSRi7.

O secretário de Agricultura, Fabrício Fardin, destacou que o lançamento do edital de incentivo à fruticultura e a produção agroecológica e orgânica é de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola. A fruticultura é uma das principais fontes de renda para muitas famílias e comunidades rurais, e a produção agroecológica e orgânica é uma abordagem que promove a conservação do meio ambiente e a saúde pública.

“O edital visa apoiar a diversificação da produção agrícola, incentivando a cultura de frutas de alta qualidade e a adoção de práticas agroecológicas e orgânicas. Isso contribui para a melhoria da qualidade de vida das populações rurais e urbanas, pois os alimentos produzidos de forma sustentável são mais saudáveis e frescos”, frisou o secretário.

Além disso, os editais também apoiam a preservação da biodiversidade, pois a fruticultura e a produção agroecológica e orgânica promovem a conservação de variedades de frutas e plantas locais. Isso é crucial para a preservação da cultura e da identidade das comunidades rurais.

Documentos obrigatórios

As inscrições seguem até o dia 7 de junho. Para participar de ambos os editais, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: Cadastro de Pessoa Física – CPF; Carteira de Identidade – CI (RG); comprovante de endereço; escritura pública da propriedade rural na qual pretende plantar as mudas, ou outro documento apto a demonstrar que o interessado é legítimo possuidor da propriedade na qual serão plantadas as mudas.

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Valda Pessotti Ravani)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)