WhatsApp-Image-2024-02-28-at-14.25.00-1

Linhares: Carro fumacê percorrerá comunidades do interior de Linhares neste sábado, 16

O tempo quente e úmido do verão, com chuvas frequentes e calor intenso, formam o ambiente ideal para a proliferação dos mosquitos.

Para combater principalmente o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a secretaria municipal de Saúde de Linhares segue reforçando as visitas aos imóveis e o uso dos carros pulverizadores de inseticidas, popularmente conhecidos como fumacê.

Neste sábado, dia 16, o carro fumacê percorrerá algumas localidades do interior: Rio das Palmas, Japira, Dom Orione, Santo Hilário e Chapadão das Palminhas. O itinerário também no sábado permanece inalterado na sede do Município. O carro fumacê estará nos bairros Colina, Conceição e Conjunto Juparanã.

O roteiro do fumacê é programado pelo Departamento de Vigilância Ambiental e é de acordo com as notificações de dengue, zika e chikungunya no município, o monitoramento das armadilhas que capturam os mosquitos e as solicitações recebidas pelos agentes de endemias.

Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos focos do mosquito estão nas residências. Por isso, além do fumacê, que atinge apenas os insetos adultos, é preciso a participação de toda a população, observando em suas casas e imóveis em geral, objetos que possam acumular água parada.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Alexandre Araújo)

(FT.\CRÉD.:  Internet \\ Divulgação)