Design sem nome (2)

Baixo Guandu se destaca no programa Cidade Empreendedora do Sebrae

Baixo Guandu foi um dos destaques no Programa Cidade Empreendedora 2024, do Sebrae, que premiou os municípios com melhor desempenho no Índice de Capacidade Empreendedora.

O ciclo de avaliação, de 2021 a 2024 avaliou diversos eixos de desenvolvimento na cidade. A evolução fez o ICE do município, saltar de 3,7 em 2021 para 7,5 em 2023. Um crescimento de 102%uma das maiores evoluções do Espírito Santo, o que credenciou Baixo Guandu à categoria Prata no Programa. A consequência disso foi o crescimento econômico: De acordo com a Junta Comercial, em 2021 Baixo Guandu registrava pouco mais de 1.600 empresas em atividade, já no final de 2023 esse número saltou para mais de 4.000 empresas ativas.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico Ismail Marcelino Ramos representou Baixo Guandu na premiação e destacou o apoio do Prefeito nas ações de empreendedorismo. “O Prefeito Lastênio sempre apoiou as ações do Sebrae de fomento ao empreendedor, como realização de cursos, palestras e eventos. Também atuou nas ações de desburocratização interna da Prefeitura e liberação de licenças ambientais, o que potencializou nossos resultados.” Afirmou Ismail.

Danilo Casoti, do Sebrae destacou que a grande maioria dos municípios apresentou grande evolução no índice, demonstrando comprometimento do Poder Público com ações que promovam o empreendedorismo. “A Sala do Empreendedor de Baixo Guandu é um exemplo: Já foram mais de 3 mil atendimentos somente de janeiro a maio deste ano, tanto de pessoas de Baixo Guandu, quanto de cidades vizinhas.” Afirmou.

O Prefeito Lastênio Cardoso elogiou o trabalho do Sebrae e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Baixo Guandu: “Baixo Guandu evoluiu muito economicamente, e o resultado disso a gente vê na abertura de empresas e na geração de emprego e renda”.

O Programa Cidade Empreendedora é promovido pelo Sebrae em parceria com as Prefeituras, desenvolvendo ações que promovam o empreendedorismo e o crescimento econômico dos pequenos negócios nos municípios capixabas.

OUTROS PRÊMIOS

Além desse troféu, Baixo Guandu também recebeu outros na atual gestão, o que comprova o investimento no empreendedorismo, para gerar cada vez mais emprego e renda para as pessoas:

  • 1º lugar no Espírito Santo em 2023, com a melhor evolução no Índice de Ambiente de Negócios, quando comparados com municípios do mesmo porte de Baixo Guandu;
  • Categoria Bronze na Sala do Empreendedor Sebrae;
  • Lastênio Cardoso – 3º Lugar como Prefeito Empreendedor.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: Dionimar Martinelli \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)